Parque Novo Santo Amaro V
Mais do que criar moradias para famílias que viviam de forma precária em áreas de risco, sujeita a enchentes e desabamentos, o projeto trouxe melhoria urbana para a comunidade, situada em uma região de mananciais na zona sul de São Paulo, maior cidade da América Latina.
Em vez de criar uma nova realidade para o local, o projeto se insere na paisagem urbana, valorizando seus recursos. O verde, que havia sido extinto devido à ocupação irregular, foi recuperado por meio de um parque linear – eixo central que estrutura o conjunto de intervenções. Ao longo do parque, pontos de atração, como playground, pista de skate e campo de futebol, além da presença do clube e da escola, estimulam a circulação de moradores e o sentimento de identificação com o lugar.
Para ter acesso à escola, as crianças tinham de atravessar um córrego poluído ou caminhar bastante para contornar a quadra. O projeto criou passarelas de conexão entre as centralidades existentes e as implementadas. Os prédios de cinco a sete andares – que comportam 200 unidades habitacionais de várias tipologias, como apartamentos duplex de dois a três dormitórios e opções adaptadas para deficientes físicos – não impedem o fluxo de pedestres já que dispõem de circulação semi-pública.
O córrego, onde o esgoto era despejado, foi canalizado. Uma rua foi projetada sobre ele. Para preservar a identidade dos moradores com o meio ambiente em que vivem, de grande riqueza hídrica, foram criados espelhos d’água. Hoje, a região é abastecida com água de várias nascentes, que foram recuperadas.
Local:
São Paulo, SP
Data:
2009-2012
Cliente:
Prefeitura de São Paulo / Consórcio Mananciais: Construbase + Engeform
Programa:
Programa Saneamento Ambiental dos Mananciais do Alto Tietê – Programa Mananciais
Área de intervenção:
21.900 m²
Área construída:*
14.674,3 m²
Unidades habitacionais:
201 unidades, 11 tipologias, 52,5 a 76,5 m²
Densidade do entorno:
79 hab/ha
Densidade do projeto:
405,8 hab/ha
Arquitetura e Urbanismo:
VIGLIECCA&ASSOC
Héctor Vigliecca, Luciene Quel, Neli Shimizu, Ronald Werner Fiedler, Caroline Bertoldi, Bianca Riotto, Thaísa Fróes, Pedro Ichimaru, Kelly Bozzato, Aline Ollertz, Sérgio Faraulo, Paulo Serra, Luci Maie
Gerenciamento:
Consórcio JNS e Hagaplan
Infraestrutura:
MC Engenharia
Fundações:
Berfac Consultoria de Solos e Fundações
Estrutura de concreto:
Camilo Engenharia
Estrutura metálica:
Projeto Alpha
Prometal Engenharia
Instalações elétricas e hidrossanitárias:
Procion Engenharia