Urbanização de Heliópolis Gleba H
Heliópolis – Gleba H / Residencial Sílvio Baccarelli
Este projeto de urbanismo e habitação realizado em Heliópolis, das maiores favelas do Brasil localizada na zona sul de São Paulo, é o segundo do escritório do Vigliecca & Associados no local. O primeiro, realizado na gleba A, foi concluído em 2012 e acabou servindo de parâmetro aos moradores quando surgiu a oportunidade de um novo conjunto habitacional na região, desta vez na gleba H, que solicitaram habitação nos moldes dos edifícios da Gleba A.
O maior desafio deste projeto foi integrar novos edifícios a um antigo conjunto habitacional da COHAB, cujo projeto incompleto – de nove prédios, apenas cinco foram construídos, três ficaram inacabados e um foi destruído pelo fogo – gerou um espaço irregular vazio que foi ocupado por barracos.
A proposta era organizar e dar forma aos espaços vazios deixados entre os prédios, onde moradores viviam de forma precária e insalubre, com novos edifícios, migrando os moradores dos barracos para os apartamentos, criando espaços públicos e áreas de lazer. Além disso, reurbanizar a área e fornecer uma articulação entre pedestres e veículos, área pública e área privada.
Após a demolição dos prédios construídos parcialmente e danificados e a remoção dos barracos, foi realizada a requalificação do espaço. Criou-se um sistema viário interno, onde não há guias nem sarjetas, reforçando a ideia de unidade. A drenagem superficial se dá no eixo da rua, e as novas unidades habitacionais estão integradas com os blocos existentes. Também foi criada uma área de lazer, com playground, praça e uma quadra poliesportiva, instalados equipamentos de iluminação (postes para iluminação da quadra e da praça) e realizada arborização.
Optou-se por edifícios baixos, de diversas tipologias, de no máximo cinco andares, a fim de gerar uma relação amigável com os pré-existentes e a vizinhança. Ao todo, foram criadas 200 unidades, de 50 metros quadrados e dois dormitórios cada.
Local:
São Paulo (SP)
Data:
2013
Cliente:
Prefeitura Municipal de São Paulo / SEHAB
Área de intervenção:
11.466 m²
Área construída:
13.950 m²
Unidades habitacionais:
200 unidades, 3 tipologias, 41 a 54 m²
Densidade do entorno:
174,5 hab/ha
Densidade do projeto:
716,5 hab/ha
Arquitetura e Urbanismo:
VIGLIECCA&ASSOC
Héctor Vigliecca, Luciene Quel, Neli Shimizu, Ronald Werner Fiedler, Caroline Bertoldi, Kelly Bozzato, Pedro Ichimaru, Bianca Riotto, Paulo Serra e Luci Maie
Gerenciamento:
Consórcio Domus
Fundações:
Geobrax
Contratante:
Consórcio Urbanizar (Construbase e Engeform)
Apartamento decorado:
Consórcio Urbanizar
Foto do apartamento decorado
Prefeitura Municipal de São Paulo / SEHAB