Arena da Baixada
Para a Copa do Mundo FIFA 2014, o escritório foi responsável pelo projeto conceitual e masterplan do complexo esportivo de um dos principais clubes de futebol do Brasil.
O projeto integra e dá conceito de unidade ao equipamento esportivo que foi parcialmente construído nos anos 90, agregando ainda uma arena fechada para 8.000 espectadores para múltiplos eventos. Uma ampla praça comercial foi criada no nível das arquibancadas baixas, com “ilhas” ao meio. Isso permite um arranjo do comércio para os dois lados: antes do jogo, os estabelecimentos ficam voltados para fora; durante o jogo, apenas para dentro.
Destaque para a área VIP, que conta com dois níveis (cadeiras e camarotes) e circuito especial de utilização: uma ponte que vincula o primeiro andar ao hall, área comum para as diferentes localidades. O andar inferior, onde estão os lounges patrocinados por empresas, e superior, que comporta os camarotes e dispõe se balcões, se comunicam. Um grande espaço único subdividido por setores, mas de utilização comum.
Local:
Curitiba, Paraná
Data:
2006-2014
Cliente:
Clube Atlético Paranaense
Área construída:
125.000 m2
Arquitetura e Urbanismo:
Projeto Conceitual e Projeto Básico:
VIGLIECCA&ASSOC
Hector Vigliecca, Luciene Quel, Ronald Werner Fiedler, Neli Shimizu, Ruben Otero, Thaísa Froés, Adda Ungaretti, Gerônimo de Stéfani, Ignácio Errandonea, Paulo Serra, Luci Maie
Projeto Conceitual + Projeto Executivo:
CARLOS ARCOS ARQUITETURA
Carlos Arcos, Matías Carballal, Andrés Gobba, Maurício Lopez, Álvaro Mendes, Diego Bado, Paula Borges, Martin Cajade, Silvana Gordano, Juliana Malcuori, Carolina Pereyro, Diego Pérez, Agustina Tierno, Juan Viñar
Coordenação de obra:
Flávio Vaz
Estrutura:
CYD Ingenieros, PHD Design Consultancy
Fundações:
Viktor Baras
Hidráulica:
Barsch Engenheiros Associados
Climatização:
Michelena Climatização
Instalações Prediais:
Agistec
Instalações Elétricas:
Togo Saito
Comunicação visual e gráficos:
MAAM
Perspectivas:
Gonzalo Rivas, Sebastian Castagnet
Maquete:
Modulo Maquetas